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10 perguntas estratĂ©gicas para vocĂȘ se fazer antes de apresentar um projeto para o C-Level.



Apresentar um projeto para o C-Level da sua empresa Ă© uma oportunidade fantĂĄstica.

Mas vocĂȘ precisa estar muito bem preparado para esse momento.


Se vocĂȘ deixar uma boa impressĂŁo, isso poderĂĄ abrir portas e oportunidades de carreira. Mas se vocĂȘ mandar mal, vocĂȘ tambĂ©m pode deixar uma marca negativa da sua atuação.


Ou seja: preparação é chave em uma reunião como essa.

Seu nível de preparação pode definir se um projeto importante serå aprovado ou não.

Pode definir tambĂ©m o tipo de impacto que vocĂȘ irĂĄ gerar para a Diretoria.


Nesse texto, compartilho com vocĂȘ o que aprendi na prĂĄtica em mais de 20 anos realizando apresentaçÔes de projetos e resultados para C-Levels e Boards aqui no Brasil e no exterior.


Com essa abordagem, consegui realizar projetos que permitiram Ă s empresas que trabalhei e a muitos de nossos clientes:



Se vocĂȘ e o seu time estiverem bem preparados para responder essas 10 perguntas, as chances de fazer uma boa apresentação e influenciar positivamente um grupo sĂȘnior aumentam de forma significativa.



Vamos Ă s perguntas:


1. Pense nos integrantes do C-Level ou do Board que vão participar da sua apresentação. O que normalmente eles mais valorizam quando estão aprovando projetos? E o que eles não valorizam? O que normalmente é apresentado e eles não enxergam valor?


2. Nesse grupo sĂȘnior de lĂ­deres, quem sĂŁo de fato os maiores influenciadores na tomada de decisĂŁo? O que esses influenciadores valorizam? O que eles nĂŁo veem valor?


3. O que estĂĄ acontecendo na sua empresa atualmente? Quais as perspectivas do mercado? O que estĂĄ pegando no dia a dia do negĂłcio? Quais as principais prioridades e desafios? Quais sĂŁo os principais indicadores de negĂłcio dos Ășltimos 12 meses?


4. Quais sĂŁo os temas que estĂŁo tirando o sono ou tĂȘm sido o grande foco de atenção do C-Level e do Board nesse momento?


5. Como essa ideia/projeto/ação vai contribuir para resolver esses desafios no curto e no médio prazo? Existem recursos financeiros para investir nesse projeto? Qual serå o retorno sobre o investimento nesse projeto? Em quanto tempo? Quais os impactos para a empresa caso o projeto não seja aprovado?


Uma pausa importante agora.


Com tantas informaçÔes, esse é um momento interessante para refletir sobre a viabilidade do projeto.



Dependendo das suas respostas aqui, Ă© possĂ­vel que vocĂȘ e a sua equipe cheguem Ă  conclusĂŁo que pode nĂŁo ser o melhor momento para apresentar a sua ideia.


Pode ser que a sua apresentação não esteja bem construída.

Pode ser que os nĂșmeros do projeto nĂŁo estejam claros.

Pode ser que o momento da empresa nĂŁo permita realizar esse projeto.


E olha que interessante: sem a anĂĄlise dessas 5 primeiras perguntas, vocĂȘ pode correr o risco de fazer uma apresentação em um timing inadequado.


E timing Ă© tudo em negĂłcios!


Dependendo do contexto e do cenĂĄrio, Ă s vezes Ă© melhor nĂŁo apresentar um projeto em um determinado trimestre e deixar para o prĂłximo ciclo para nĂŁo queimar cartuchos.


Uma lição importante que aprendi nesses anos todos é que, às vezes, NÃO FAZER algo pode ser tão estratégico quanto fazer.


Mas, vamos dizer que vocĂȘ avalie que a ideia seja valiosa para esse momento da empresa.


Veja abaixo outras 5 perguntas vocĂȘ deveria estar pronto para responder ANTES de apresentar a ideia para o C-Level ou Board da empresa.


6. Qual Ă© a forma mais objetiva e direta ao ponto de apresentar/vender essa ideia/projeto para esse grupo de forma conectada aos itens anteriores?


7. Quais podem ser as potenciais objeçÔes desse grupo a esse projeto? Quais seriam as suas respostas para essas objeçÔes?


8. Quais são os dados que vamos utilizar para contornar essas objeçÔes?


9. Uma vez aprovada a ideia, quais são os passos seguintes que precisam ser colocados em ação? Qual é o cronograma de implementação? Quais os papeis e responsabilidades?


10. Quando e como vamos apresentar os primeiros resultados de nossas açÔes?



Estar bem preparado para uma apresentação com os nĂ­veis mais sĂȘniores da empresa gera um monte de benefĂ­cios:


  • VocĂȘ aumenta consideravelmente as chances dos seus projetos serem aprovados, pois eles estĂŁo conectados diretamente aos desafios do negĂłcio.


  • VocĂȘ gera pontos positivos para a sua marca profissional.


  • Abre portas para contatos nos nĂ­veis mais sĂȘniores e futuras oportunidades de carreira na empresa.


  • E desenvolve, em especial, o seu pensamento estratĂ©gico e a sua visĂŁo de negĂłcios.


"Sucesso é onde a preparação e a oportunidade se encontram. (Bobby Unser)"

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Grande Abraço!

 

Sobre o autor


AndrĂ© Souza Ă© fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria especializada em transformar empresas em organizaçÔes de alta performance.


Nos Ășltimos 20 anos, AndrĂ© atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na AmĂ©rica Latina, EUA e Europa em grandes organizaçÔes como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.



AndrĂ© Ă© formado em Administração pela UERJ e Mestre AcadĂȘmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.


AlĂ©m disso, Ă© Master Trainer da "StrategyTools" na Noruega e possui Certificação em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na CalifĂłrnia (EUA).


André é autor de 4 livros:


FUTURO S/A



 
 
 

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