10 perguntas estratĂ©gicas para vocĂȘ se fazer antes de apresentar um projeto para o C-Level.
- André Souza
- 21 de mar.
- 4 min de leitura

Apresentar um projeto para o C-Level da sua empresa Ă© uma oportunidade fantĂĄstica.
Mas vocĂȘ precisa estar muito bem preparado para esse momento.
Se vocĂȘ deixar uma boa impressĂŁo, isso poderĂĄ abrir portas e oportunidades de carreira. Mas se vocĂȘ mandar mal, vocĂȘ tambĂ©m pode deixar uma marca negativa da sua atuação.
Ou seja: preparação é chave em uma reunião como essa.
Seu nĂvel de preparação pode definir se um projeto importante serĂĄ aprovado ou nĂŁo.
Pode definir tambĂ©m o tipo de impacto que vocĂȘ irĂĄ gerar para a Diretoria.
Nesse texto, compartilho com vocĂȘ o que aprendi na prĂĄtica em mais de 20 anos realizando apresentaçÔes de projetos e resultados para C-Levels e Boards aqui no Brasil e no exterior.
Com essa abordagem, consegui realizar projetos que permitiram Ă s empresas que trabalhei e a muitos de nossos clientes:
Transformar as suas açÔes em Cultura Organizacional.
Transformar a atuação dos seus RHs.
Tornarem-se em organizaçÔes de alta performance.
Desenvolverem lĂderes fantĂĄsticos que hoje impactam organizaçÔes em dezenas de paĂses aqui no Brasil, nos EUA, na Ăsia e Europa.
Se vocĂȘ e o seu time estiverem bem preparados para responder essas 10 perguntas, as chances de fazer uma boa apresentação e influenciar positivamente um grupo sĂȘnior aumentam de forma significativa.

Vamos Ă s perguntas:
1. Pense nos integrantes do C-Level ou do Board que vão participar da sua apresentação. O que normalmente eles mais valorizam quando estão aprovando projetos? E o que eles não valorizam? O que normalmente é apresentado e eles não enxergam valor?
2. Nesse grupo sĂȘnior de lĂderes, quem sĂŁo de fato os maiores influenciadores na tomada de decisĂŁo? O que esses influenciadores valorizam? O que eles nĂŁo veem valor?
3. O que estĂĄ acontecendo na sua empresa atualmente? Quais as perspectivas do mercado? O que estĂĄ pegando no dia a dia do negĂłcio? Quais as principais prioridades e desafios? Quais sĂŁo os principais indicadores de negĂłcio dos Ășltimos 12 meses?
4. Quais sĂŁo os temas que estĂŁo tirando o sono ou tĂȘm sido o grande foco de atenção do C-Level e do Board nesse momento?
5. Como essa ideia/projeto/ação vai contribuir para resolver esses desafios no curto e no médio prazo? Existem recursos financeiros para investir nesse projeto? Qual serå o retorno sobre o investimento nesse projeto? Em quanto tempo? Quais os impactos para a empresa caso o projeto não seja aprovado?
Uma pausa importante agora.
Com tantas informaçÔes, esse é um momento interessante para refletir sobre a viabilidade do projeto.

Dependendo das suas respostas aqui, Ă© possĂvel que vocĂȘ e a sua equipe cheguem Ă conclusĂŁo que pode nĂŁo ser o melhor momento para apresentar a sua ideia.
Pode ser que a sua apresentação nĂŁo esteja bem construĂda.
Pode ser que os nĂșmeros do projeto nĂŁo estejam claros.
Pode ser que o momento da empresa nĂŁo permita realizar esse projeto.
E olha que interessante: sem a anĂĄlise dessas 5 primeiras perguntas, vocĂȘ pode correr o risco de fazer uma apresentação em um timing inadequado.
E timing Ă© tudo em negĂłcios!
Dependendo do contexto e do cenĂĄrio, Ă s vezes Ă© melhor nĂŁo apresentar um projeto em um determinado trimestre e deixar para o prĂłximo ciclo para nĂŁo queimar cartuchos.
Uma lição importante que aprendi nesses anos todos Ă© que, Ă s vezes, NĂO FAZER algo pode ser tĂŁo estratĂ©gico quanto fazer.

Mas, vamos dizer que vocĂȘ avalie que a ideia seja valiosa para esse momento da empresa.
Veja abaixo outras 5 perguntas vocĂȘ deveria estar pronto para responder ANTES de apresentar a ideia para o C-Level ou Board da empresa.
6. Qual Ă© a forma mais objetiva e direta ao ponto de apresentar/vender essa ideia/projeto para esse grupo de forma conectada aos itens anteriores?
7. Quais podem ser as potenciais objeçÔes desse grupo a esse projeto? Quais seriam as suas respostas para essas objeçÔes?
8. Quais são os dados que vamos utilizar para contornar essas objeçÔes?
9. Uma vez aprovada a ideia, quais são os passos seguintes que precisam ser colocados em ação? Qual é o cronograma de implementação? Quais os papeis e responsabilidades?
10. Quando e como vamos apresentar os primeiros resultados de nossas açÔes?

Estar bem preparado para uma apresentação com os nĂveis mais sĂȘniores da empresa gera um monte de benefĂcios:
VocĂȘ aumenta consideravelmente as chances dos seus projetos serem aprovados, pois eles estĂŁo conectados diretamente aos desafios do negĂłcio.
VocĂȘ gera pontos positivos para a sua marca profissional.
Abre portas para contatos nos nĂveis mais sĂȘniores e futuras oportunidades de carreira na empresa.
E desenvolve, em especial, o seu pensamento estratégico e a sua visão de negócios.
"Sucesso é onde a preparação e a oportunidade se encontram. (Bobby Unser)"
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Grande Abraço!
Sobre o autor
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria especializada em transformar empresas em organizaçÔes de alta performance.
Nos Ășltimos 20 anos, AndrĂ© atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na AmĂ©rica Latina, EUA e Europa em grandes organizaçÔes como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.

AndrĂ© Ă© formado em Administração pela UERJ e Mestre AcadĂȘmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
AlĂ©m disso, Ă© Master Trainer da "StrategyTools" na Noruega e possui Certificação em âFutures Thinking & Foresightâ pelo Institute for the Future em Palo Alto, na CalifĂłrnia (EUA).
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A