Apresentar um projeto para o C-Level da sua empresa é uma oportunidade fantástica.
Mas você precisa estar muito bem preparado para esse momento.
Se você deixar uma boa impressão, isso poderá abrir portas e oportunidades de carreira. Mas se você mandar mal, você também pode deixar uma marca negativa da sua atuação.
Ou seja: preparação é chave em uma reunião como essa.
Seu nível de preparação pode definir se um projeto importante será aprovado ou não.
Pode definir também o tipo de impacto que você irá gerar para a Diretoria.
Nesse texto, compartilho com você o que aprendi na prática em mais de 20 anos realizando apresentações de projetos e resultados para C-Levels e Boards aqui no Brasil e no exterior.
Com essa abordagem, consegui realizar projetos que permitiram às empresas que trabalhei e a muitos de nossos clientes:
Transformar as suas ações em Cultura Organizacional.
Transformar a atuação dos seus RHs.
Tornarem-se em organizações de alta performance.
Desenvolverem líderes fantásticos que hoje impactam organizações em dezenas de países aqui no Brasil, nos EUA, na Ásia e Europa.
Se você e o seu time estiverem bem preparados para responder essas 10 perguntas, as chances de fazer uma boa apresentação e influenciar positivamente um grupo sênior aumentam de forma significativa.
Vamos às perguntas:
1. Pense nos integrantes do C-Level ou do Board que vão participar da sua apresentação. O que normalmente eles mais valorizam quando estão aprovando projetos? E o que eles não valorizam? O que normalmente é apresentado e eles não enxergam valor?
2. Nesse grupo sênior de líderes, quem são de fato os maiores influenciadores na tomada de decisão? O que esses influenciadores valorizam? O que eles não veem valor?
3. O que está acontecendo na sua empresa atualmente? Quais as perspectivas do mercado? O que está pegando no dia a dia do negócio? Quais as principais prioridades e desafios? Quais são os principais indicadores de negócio dos últimos 12 meses?
4. Quais são os temas que estão tirando o sono ou têm sido o grande foco de atenção do C-Level e do Board nesse momento?
5. Como essa ideia/projeto/ação vai contribuir para resolver esses desafios no curto e no médio prazo? Existem recursos financeiros para investir nesse projeto? Qual será o retorno sobre o investimento nesse projeto? Em quanto tempo? Quais os impactos para a empresa caso o projeto não seja aprovado?
Uma pausa importante agora.
Com tantas informações, esse é um momento interessante para refletir sobre a viabilidade do projeto.
Dependendo das suas respostas aqui, é possível que você e a sua equipe cheguem à conclusão que pode não ser o melhor momento para apresentar a sua ideia.
Pode ser que a sua apresentação não esteja bem construída.
Pode ser que os números do projeto não estejam claros.
Pode ser que o momento da empresa não permita realizar esse projeto.
E olha que interessante: sem a análise dessas 5 primeiras perguntas, você pode correr o risco de fazer uma apresentação em um timing inadequado.
E timing é tudo em negócios!
Dependendo do contexto e do cenário, às vezes é melhor não apresentar um projeto em um determinado trimestre e deixar para o próximo ciclo para não queimar cartuchos.
Uma lição importante que aprendi nesses anos todos é que, às vezes, NÃO FAZER algo pode ser tão estratégico quanto fazer.
Mas, vamos dizer que você avalie que a ideia seja valiosa para esse momento da empresa.
Veja abaixo outras 5 perguntas você deveria estar pronto para responder ANTES de apresentar a ideia para o C-Level ou Board da empresa.
6. Qual é a forma mais objetiva e direta ao ponto de apresentar/vender essa ideia/projeto para esse grupo de forma conectada aos itens anteriores?
7. Quais podem ser as potenciais objeções desse grupo a esse projeto? Quais seriam as suas respostas para essas objeções?
8. Quais são os dados que vamos utilizar para contornar essas objeções?
9. Uma vez aprovada a ideia, quais são os passos seguintes que precisam ser colocados em ação? Qual é o cronograma de implementação? Quais os papeis e responsabilidades?
10. Quando e como vamos apresentar os primeiros resultados de nossas ações?
Estar bem preparado para uma apresentação com os níveis mais sêniores da empresa gera um monte de benefícios:
Você aumenta consideravelmente as chances dos seus projetos serem aprovados, pois eles estão conectados diretamente aos desafios do negócio.
Você gera pontos positivos para a sua marca profissional.
Abre portas para contatos nos níveis mais sêniores e futuras oportunidades de carreira na empresa.
E desenvolve, em especial, o seu pensamento estratégico e a sua visão de negócios.
"Sucesso é onde a preparação e a oportunidade se encontram. (Bobby Unser)"
Curtiu os insights?
Compartilhe esse conteúdo para alguém na sua rede!
Grande Abraço!
Sobre o autor
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria especializada em transformar empresas em organizações de alta performance.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A (esgotado)
Comentarios