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Foto do escritorAndré Souza

14 estratégias pra tirar o máximo proveito de um Evento ou Conferência de RH



Muita gente perde a oportunidade de tirar o máximo proveito de um evento ou conferência simplesmente por não estar preparado.


Essa semana, por exemplo, acontecerá o evento da Gupy - o HR4Results.


Seguem 14 estratégias que eu sempre utilizei e que você pode fazer ANTES, DURANTE e APÓS qualquer evento.


Assim, você poderá maximizar o retorno sobre o investimento de qualquer evento.

E gerar ainda mais resultados para você e para a sua empresa.

 

Antes de ir para a conferência


1. Tenha clareza sobre a Estratégia e Visão de Futuro da sua empresa.


Antes de partir para o evento, tenha em mente quais os 5 principais desafios que a sua empresa tem em seu negócio hoje e nos próximos anos. Muito inputs no evento podem passar despercebidos se você estiver desconectado da estratégia da sua empresa.


2. Você tem clareza sobre os desafios de pessoas da sua empresa?


O mesmo vale para a Estratégia de RH da sua organização. Reflita sobre os desafios de pessoas que a sua empresa precisa solucionar hoje e nos próximos anos.


Isso vai lhe ajudar a capturar insights e informações mais direcionadas durante o evento.


3. Você tem clareza sobre as suas prioridades nesse evento?

Quais devem ser as suas 5 prioridades nesse evento/conferência?

Quais serão os seus objetivos ao final desse evento?

Qual o seu checklist de ações?

Quais as TOP 10 coisas que você não pode deixar de fazer?



4. Quem você precisa conhecer nessa conferência?

Quem são as pessoas e empresas com quem você precisa se conectar para que possa maximizar o impacto desse evento? Quem são as pessoas e empresas que, ao estar mais próximo, vão gerar benefícios para sua carreira e para os projetos de RH que você tem na empresa?


5. Quais as principais palestras que você precisa participar?

Quais são os 5-10 conteúdos/palestras/workshops imperdíveis para potencializar o ROI desse evento? Quais as perguntas que você precisa que sejam respondidas durante essas sessões?


6. Qual será o seu método para registrar o conhecimento que você irá adquirir durante o evento?

De que forma você irá registrar as informações desse evento para multiplicar esse conhecimento quando voltar para a empresa?


7. O que você precisa fazer para participar integralmente do evento e evitar distrações?

O que normalmente faz com que você seja interrompido/a durante um dia normal de trabalho? Como você pode já informar às pessoas sobre sua indisponibilidade? Para quais situações você estará disponível?



Durante a conferência


8. Como vou me livrar da timidez e/ou deixar a minha zona de conforto?


Prepare estratégias para se apresentar a pessoas com quem você deseja falar ou fazer as perguntas que você deseja fazer em alguma apresentação.


Em algum momento as pessoas vão lhe perguntar: "O que você faz? Onde você trabalha?". Prepare seu 'pitch' de como se apresentar de forma rápida e objetiva, gerando interesse para as pessoas/empresas quem você deseja conversar e conhecer.


9. Como vou acompanhar as novidades em tempo real do que não estou assistindo?


Não esqueça de criar ou ativar a sua conta no Twitter. Normalmente, conferências de grande porte usam uma #hashtag personalizada no Twitter e você poderá acompanhar outras percepções - além de poder seguir pessoas que têm os mesmos interesses.


Outra forma de você se manter atualizado do que está rolando em outras partes do evento é criar um grupo no Whatsapp de pessoas que você conhece e que estarão no evento. Assim, as pessoas podem compartilhar dicas e insights do que estão vendo.



10. Tome nota de tudo que for relevante para você e para a sua empresa.

Utilize algum app como o Evernote para registrar suas anotações, fotos, etc.


11. Veja oportunidades de conexão a cada momento de pausa.

Intervalos podem oferecer grandes oportunidades para fazer conexões.


Está em alguma fila? Vai tomar um café? Vai almoçar? Está aguardando o início de apresentação? Inicie uma conversa com alguém!


E não esqueça de se conectar automaticamente às pessoas que você irá conhecer no LinkedIn.

A propósito, se você ainda não me segue por lá, esse é o link para o meu perfil!



Após o evento/conferência


12. Mensagem para os contatos mais importantes

Após 1 ou 2 dias da conferência, vale uma mensagem para todas as conexões que você deseja realmente se aproximar para parcerias, benchmarcks, etc. Lembre-os de quem você é e o que discutiu e sempre proponha algum tipo de ação.


Por exemplo:


Oi, André! Tudo bem?


Foi ótimo conhecê-lo na [nome da conferência]. Gostei muito da nossa conversa sobre como você [estabeleceu um processo, implementou uma ferramenta, desenvolveu uma equipe] na [nome da empresa].


Adoraria ter mais informações sobre as etapas que você seguiu para chegar lá. Você tem alguns minutos nas próximas semanas para um call na próxima semana?


****


13. Faça um resumo por escrito sobre a sua experiência.


Uma das coisas que me ajudam a lembrar de tudo que rolou em uma conferência é escrever um resumo baseado em minhas anotações. Você pode, por exemplo, escrever um artigo ou post no LinkedIn com os seus principais insights, marcando pessoas que foram importantes para o seu desenvolvimento durante o evento.



14. Faça uma apresentação na sua empresa.


Quando voltar ao trabalho, vale a pena preparar uma apresentação sobre tudo que você aprendeu e que pode ser relavante para a sua equipe/área/empresa.


Além de compartilhar conhecimento internamente, isso vai lhe ajudar a pensar mais criticamente sobre tudo o que ouviu e como isso se aplica a você e às pessoas com quem você trabalha.


Se houver pontos relevantes para outras áreas ou para a alta gestão, prepara uma apresentação específica para eles - conectando os conhecimentos aos desafios que a empresa terá nos próximos anos.


Assim, você poderá também mostrar como a sua área poderá ajudar nessa jornada.



Um abraço e um ótimo evento para você!






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