Até a chegada de Satya Nadella, a Microsoft não era expert em Cloud, Mobile Computing & IA.
Até pouco tempo, a Apple também não era especialista em Realidade Virtual e Aumentada.
Essas mudanças não aconteceram de uma hora para outra.
Mas o que Apple e Microsoft fizeram e fazem de diferente?
Como essas duas organizações que nasceram na década de 70 continuam sendo referências? Qual o segredo para que sejam as 2 empresas mais valiosas do mundo?
Conheça algumas de suas estratégias.
São lições valiosas para CEOs e RHs sobre como criar o futuro de uma organização.
LIÇÃO 1: CONEXÃO DO "TALENT STRATEGY" À ESTRATÉGIA DO NEGÓCIO.
Empresas são ótimas em construir estratégias para o negócio.
Mas são poucas as que pensam em desenvolver um TALENT STRATEGY.
Um TALENT STRATEGY envolve as ações que o RH precisa realizar para sustentar os resultados do negócio no presente e, simultaneamente, criar o futuro da organização.
Veja, por exemplo, as mudanças que aconteceram na Microsoft após a chegada de Satya Nadella. Ou as mudanças recentes na Apple que possibilitaram a criação do Vision Pro.
A Microsoft não era expert em IA, Cloud & Mobile Computing.
Até pouco tempo a Apple não era expert em Realidade Virtual e Realidade Aumentada.
Uma nova estratégia de atração, recrutamento e remuneração foi necessária para contratar profissionais com novos perfis para sustentar o crescimento do negócio.
Novas estratégias de desenvolvimento foram estabelecidas para que essas empresas pudessem desenvolver novas “capabilities”.
Novas estratégias de Gestão de Talentos permitiram engajar e manter talentos que precisavam para criar esse futuro.
LIÇÃO 2: TALENTOS SÃO O NOVO PETRÓLEO.
Uma famosa frase de Walt Disney diz o seguinte: “Você pode sonhar, projetar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas são necessárias pessoas para tornar o sonho realidade.”
Atrair e manter talentos sempre foi importante para qualquer empresa.
Mas hoje se tornou uma vantagem competitiva poderosa.
Nos EUA, a taxa de desemprego no mercado de tecnologia é de apenas 2,2%. E os profissionais de tecnologia permanecem em seus empregos em média apenas 2,7 anos.
Como já falei em outro post aqui, ativos intangíveis como branding, capital intelectual, dados, inovação e tecnologia representam hoje mais de 90% do valor de mercado das 500 maiores empresas do mundo.
E quem cria valor intangível nas empresas? AS PESSOAS.
Nos últimos 40 anos houve uma completa transformação de como as empresas geram valor.
Talentos são hoje o novo petróleo.
E talentos a serviço de empresas de tecnologia são fonte de crescimento exponencial.
Não é à toa que as BigTechs se tornaram as empresas com maior valor de mercado do mundo.
Todo modelo de negócio dessas empresas é focado em escalar ativos intangíveis.
Com os investimentos na OpenAI e em seus próprios profissionais, a Microsoft ganhou relevância em Inteligência Artificial. A Apple, através de dos seus talentos, desenvolveu o Vision Pro.
Abaixo, podemos ver Apple e Microsoft como as empresas com maior valor de mercado do mundo.
A Microsoft vale hoje US$ 3,1 trilhões. E a Apple, US$ 2,9 trilhões (Dados de 08/02/2023).
Só para dar um exemplo de como Apple e Microsoft dão importância à contratação e retenção de talentos, vale dar o play nessa sacada genial do Satya Nadella.
Apenas 1 minutinho de vídeo! :-)
"Pensei o seguinte: e se mudássemos a equação? Em vez de dizer que eu trabalho para a Microsoft, como seria se a Microsoft funcionasse como uma plataforma para cada um dos nossos mais de 100 mil funcionários ter alto impacto?" (Satya Nadella)
LIÇÃO 3: CONECTE AÇÕES DE RH À CULTURA DESEJADA.
Culturas únicas não são desenvolvidas por acidente.
Elas são desenvolvidas de forma intencional para sustentar a estratégia do negócio.
Quem será contratado.
Quem será promovido.
Quem será reconhecido.
Quem será demitido.
Essas decisões influenciam no desenvolvimento de uma nova cultura.
Em uma organização inovadora e que desafia o status quo como a Apple, eles vão contratar profissionais que vão desenvolver essa cultura na empresa.
Carmine Gallo compartilhou, em um artigo bem bacana na Forbes, 5 características que a Apple busca em seus processos de recrutamento e seleção. Vale a leitura!
Agora dê o play no vídeo abaixo.
E observe como essas características mencionadas no artigo se refletem na Cultura da empresa...
Se a sua empresa deseja desenvolver, por exemplo, uma cultura de inovação, isso precisa se refletir nos comportamentos, nas práticas e atitudes de todos na empresa.
Para fazer isso acontecer, todas as ações do RH precisam ser desenhadas para atingir esse objetivo.
Veja alguns exemplos:
Atração e Marca Empregadora
A empresa atrai o perfil de talentos que precisa? Ela tem uma marca como empregadora que se reflete
na experiência real dos colaboradores no dia a dia? É possível que, em uma jornada de transformação cultural e de negócio, mude o perfil dos profissionais e líderes que a empresa precise atrair.
Recrutamento & Seleção
Seu processo de recrutamento e seleção está considerando os comportamentos e atitudes que fazem parte da cultura desejada? Sua empresa está contratando profissionais de uma forma diferente? O perfil dos profissionais que estão sendo contratados irá contribuir para impulsionar o desenvolvimento dessa cultura? A forma de contratar está mais focada nas demandas do passado ou do futuro?
Onboarding
Como a experiência de um colaborador recém-contratado pela sua empresa se conecta com a cultura da sua empresa? Através de que formas ele consegue perceber o que é valorizado, o que é praticado e o que é realmente reconhecido no dia a dia? Como as primeiras semanas vão tornar esse profissional ainda mais engajado?
Gestão de Desempenho
Será que a prática dessa Cultura Inovadora é considerada no processo de avaliação de desempenho? Introduzir a demonstração de comportamentos e atitudes dessa Cultura Inovadora no processo de Gestão de Desempenho é fundamental para mudar a forma de atuar de equipes e líderes.
Remuneração
Conectar esse novo modelo de Gestão de Performance a uma nova filosofia de remuneração fará com que o processo de transformação cultural aconteça de forma ainda mais acelerada. Afinal, as pessoas vão perceber que essas novas atitudes e comportamento não são da boca pra fora. Ela mexe com os reconhecimentos financeiros e não-financeiros de cada colaborador.
***
Todos os processos de RH, portanto, precisam ser revisitados para escalar a cultura que a sua empresa deseja desenvolver.
Treinamento & Desenvolvimento, Gestão de Talentos, Sucessão. Carreira, Demissões, Offboarding... tudo precisa ser visto sob uma nova ótica: a cultura que a empresa deseja desenvolver na empresa.
De um lado, isso contribui para que todos os colaboradores possam tangibilizar esse novo jeito de atuar da empresa. E, por outro, ajuda a empresa a também contratar, avaliar, desenvolver e engajar os profissionais que veem sentido nesse novo DNA da organização.
Cada empresa de sucesso precisa desenvolver intencionalmente uma cultura para colocar a sua estratégia em ação. É assim que elas se tornam organizações de alta performance. E os processos de RH precisam ser construídos em torno desse propósito.
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SOBRE O AUTOR
André Souza é fundador da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na Estratégia, no RH e na Cultura de grandes empresas.
André atuou como Executivo de RH em posições de liderança globais e na América Latina em grandes empresas com Bayer, Monsanto, Newell Brands, Coca-Cola e Nokia.
André é Mestre em Administração e autor de 3 livros:
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