Nem todos os líderes são ruins.
Mas são um problema comum.
Uma pesquisa da McKinsey revelou que, nos EUA, 75% das pessoas relataram que seus líderes eram a parte mais estressante do dia de trabalho.
Então por que as empresas contratam, promovem e mantêm tantos líderes péssimos?
Seguem algumas razões.
E também algumas estratégias para solucionar esse problema.
Motivo 1: Tornar-se líder é a única opção de crescimento na empresa.
Muitas pessoas que hoje estão em posições de liderança não gostariam de ser supervisores ou gerentes. Elas só estão lá pois tornar-se líder é a única opção de crescimento em diversas organizações.
A sua empresa continuará tendo um número enorme de péssimos líderes enquanto se tornar um líder for a única opção de crescimento das pessoas.
Motivo 2: Falta de critérios claros para contratar e promover líderes.
A forma mais rápida de fazer uma empresa fracassar é contratar, manter e promover líderes que não deveriam fazer parte da sua empresa.
O que significa ser um ótimo líder na sua empresa?
E um péssimo líder?
O que faz um líder ser contratado?
O que um líder ser demitido?
Você pode ter uma resposta para essas perguntas.
Mas será que a resposta seria a mesma em todos os níveis da empresa?
Se eu fizesse essas perguntas para os Diretores, Gerentes e Funcionários de diferentes áreas na sua empresa, teríamos as mesmas respostas?
Veja esse exemplo interessante da Amazon.
Saiba como os Princípios de Liderança da Amazon definem quem é contratado, promovido e demitido na empresa.
Motivo 3: As pessoas não aprendem como liderar ANTES de se tornarem líderes.
A maior parte dos líderes só recebem algum tipo de treinamento APÓS se tornarem líderes.
Isso faz com que muitos acabem aprendendo por tentativa e erro. Ou copiando os mesmos modelos de liderança que aprenderam em sua carreira.
Se esse líder teve a sorte de ter tido bons líderes, ótimo. Mas se esses líderes tiveram péssimos gestores, eles poderão simplesmente perpetuar um modelo de gestão ineficiente...
Nem todo mundo sabe como liderar. E a maior parte desses líderes não sabem o que é esperado de um líder em sua empresa.
A melhor estratégia para promover a cultura que a sua empresa precisa é desenvolver seus líderes ANTES e DURANTE sua trajetória de gestão de pessoas.
Motivo 4: Treinamentos ruins.
Bilhões são gastos pelas empresas em treinamentos para seus líderes.
Apesar de tanto investimento, o desafio da liderança ruim continua.
E por que isso acontece? Já falei um pouco sobre esse tema no material "TOP 10 erros na contrução de Programas de Lideranças".
Resumindo o problema em uma frase: "Os treinamentos de liderança, em geral, são muito mal desenhados, genéricos e desconectados dos desafios reais que os líderes têm no dia a dia".
Motivo 5: Péssimos líderes são tolerados.
Cultura não é só o que é praticado na empresa.
Não é só o que é valorizado.
É também o que é tolerado.
Se péssimos líderes existem e nada é feito, isso mostra para as equipes que está "OK" ser um líder péssimo.
Se a sua organização deseja melhorar a qualidade da sua liderança, ela precisa medir a sua performance. E ser intolerante à líderes péssimos que destroem o engajamento e a performance das equipes.
Motivo 6: CULTURA, CULTURA, CULTURA!
No final das contas, estamos falando de CULTURA.
Observe claramente o que é valorizado e praticado no dia a dia da empresa.
Existem elementos na cultura que fazem esses péssimos líderes permanecem na empresa.
Foco demasiado em resultados.
Hierarquia.
Burocracia.
Politicagem.
Favoritismo.
Sem exemplos positivos, os líderes que passam a ser contratados e promovidos passam a repetir os comportamentos negativos dos líderes atuais.
Tudo isso cria um ciclo que drena a energia e os resultados da empresa.
Mas como resolver esse desafio?
Muitas empresas recorrem a ações de treinamento, team buildings, coaching..., mas como você pode observar, é preciso um conjunto mais amplo de ações para transformar a cultura de uma organização.
Para saber mais, vale a pena a leitura do post abaixo.
Ele contém várias dicas sobre como fazer essa transformação acontecer.
E se você quiser conhecer alguns cases de transformação de nossos clientes, é só clicar aqui.
Escolha seus líderes com sabedoria.
Eles se tornarão os exemplos REAIS de comportamentos e atitudes na sua empresa.
E influenciarão a cultura e os resultados da sua empresa.
Quando a Apple decidiu contratar John Sculley como CEO, a empresa perdeu o seu DNA inovador e quase foi à falência.
A promoção de Satya Nadella como CEO da Microsoft em 2014 revitalizou a empresa, desenvolvendo uma nova cultura e multiplicando por mais de 7 vezes o seu valor de mercado desde então.
Hoje o valor de mercado da empresa é de impressionantes US$ 2,5 trilhões.
O impacto de uma liderança não é só de CEOs. Vale para líderes de qualquer nível e qualquer área de uma organização.
Um líder de RH com um perfil mais estratégico pode transformar a atuação do seu RH e gerar um super impacto no negócio. Outro, com perfil mais tradicional, pode tornar a área super operacional e com menor impacto para a empresa.
Um líder de finanças pode ter um modelo de gestão do século passado e fazer com que talentos deixem a empresa. Ou ser um líder que inspire as pessoas e se tornar um imã de talentos.
Um líder de marketing pode acelerar a velocidade de inovação. Ou ser um líder preso a estratégias desconectadas com a necessidade dos clientes hoje.
Escolha seus líderes com sabedoria.
Eles influenciarão a cultura e os resultados da sua empresa.
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Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda a realizar transformações na Cultura, na Estratégia e no RH de grandes empresas.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 3 livros:
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