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A Inteligência Artificial vai substituir o seu trabalho?

Atualizado: 18 de mar.



Não há dúvidas de que a IA já está impactando o trabalho de todos nós.


Mas será que a IA conseguirá substituir o trabalho que fazemos hoje?


Para saber a resposta, vale a pena considerar alguns elementos.


Primeiro, avalie a natureza das suas tarefas...


A IA tende a substituir mais facilmente trabalhos que envolvem atividades repetitivas e baseadas em regras estabelecidas.


Ela poderá facilmente substituir atividades que já sejam um "algoritmo".


Mas se o seu trabalho exige criatividade, empatia, julgamento humano complexo ou interação social profunda é menos provável que a IA o substitua completamente no curto prazo.



Outro ponto é observar o ritmo de adoção de tecnologia no seu setor.


Indústrias como manufatura, logística e atendimento ao cliente já estão vendo automação em larga escala.


Na manufatura, por exemplo, robôs e sistemas de IA já substituem trabalhadores em linhas de montagem, como na produção de carros. Tarefas repetitivas, como soldagem ou embalagem, são feitas com mais rapidez e precisão por máquinas.


Fábrica Automatizada da Tesla
Fábrica Automatizada da Tesla

Por outro lado, áreas como educação ou saúde mental ainda dependem muito do toque humano, embora a IA possa complementar (e não substituir) essas funções, como com assistentes virtuais ou ferramentas de diagnóstico.


Uma pergunta importante: "O seu trabalho pode ser descrito por um algoritmo?"


Se a resposta for sim, há uma chance maior de automação.


Por exemplo, motoristas de caminhão estão sob pressão por causa de veículos autônomos, mas professores ou negociadores enfrentam barreiras mais altas por causa da imprevisibilidade humana envolvida.



No vídeo abaixo, vemos o cantor Jairzinho e sua esposa, a atriz Tania Khalil mostrando a experiência de andar em um Taxi 100% autônomo nos EUA.



A IA está evoluindo rápido, mas ela terá sempre seus desafios com nuances culturais, decisões éticas e tarefas que exigem intuição baseada em experiência, na empatia e na vida humana.


A melhor estratégia, como disse no início do post, é se adaptar: aprenda a usar a IA como aliada, desenvolvendo habilidades que ela não consegue replicar facilmente.


Tente ao máximo evitar o MEDO como principal reação a novidades e mudanças.


Como a mudança é inevitável, busque ABRAÇAR a mudança. E que a gente aproveite essa era para colocar cada vez mais o nosso lado humano em ação.


Afinal, como diz o Tim Cook, CEO da Apple:


"Eu não me preocupo se a Inteligência Artificial dará aos computadores a capacidade de pensar como humanos. Eu me preocupo mais com pessoas pensando como computadores".


Grande Abraço e até a próxima!

André Souza




 

Sobre o autor


André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.


Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.



André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.


Além disso, é Master Trainer da "StrategyTools" na Noruega e possui Certificação em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 4 livros:


FUTURO S/A



 
 
 

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