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O que o fracasso do AI Pin pode nos ensinar sobre Estratégia e Cultura

Atualizado: 16 de mar.

Imagens do Marketing do AI Pin
Imagens do Marketing do AI Pin

Quem lembra do AI Pin, lançado como o 1° aparelho de IA e prometendo até substituir os Smartphones?


Não lembra? Dá uma olhada no vídeo:



O AI Pin, produzido pela startup Humane, prometeu ser um produto revolucionário, mas naufragou em menos de um ano.


Por quê?


👉 Uma combinação de Estratégia inflada e uma Cultura de pouco abertura a crítica.


Com preço de US$ 699 + assinatura, desempenho ruim (lentidão, superaquecimento) e uma visão que não ouviu críticas dos funcionários, a Humane perdeu a confiança de usuários e do mercado.


Resultado: de 100 mil vendas esperadas, apenas 10 mil entregues, 8 mil devolvidos e um fim melancólico com a venda à HP por US$ 116 milhões esse ano.


❌ Havia grandes problemas na ESTRATÉGIA:


1️⃣ Aparelho tinha falhas técnicas graves, como respostas lentas, superaquecimento e uma duração de bateria insuficiente.


2️⃣ Preço elevado e modelo de assinatura.


3️⃣ Falta de proposta de valor clara.

❌ E também na CULTURA:


4️⃣ Cultura de falta de abertura resistência a críticas.


Os fundadores tinham uma visão extremamente otimista do produto e não aceitavam feedbacks críticos.


Alertas dos engenheiros sobre problemas como bateria e consumo de energia foram ignorados.


***


✅ Qual a grande lição dessa história?


A história da Humane serve como alerta sobre a importância de alinhar promessas de marketing com resultados tangíveis no competitivo mercado de tecnologia.


Como digo sempre por aqui:



Cultura e Estratégia não competem.

São igualmente importantes para o sucesso de uma organização.


 

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Sobre o autor


André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na Cultura e no RH de grandes empresas.


Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.


Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 4 livros:





 
 
 

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