O CEO da Shopify mostra como a I.A. vai revolucionar o seu trabalho, a sua empresa e o seu RH.
- André Souza
- há 2 dias
- 5 min de leitura
Atualizado: há 1 dia

Um email interno enviado por Tobi Lütke, CEO da Shopify (gigante de ecommerce canadense), mostra como as empresas de ponta já estão organizando sua forma de trabalhar ao redor da IA.
É provável que você não concorde com todos os pontos do Tobi Lutke.
Mas acredito que diversos elementos desse email podem representar uma amostra do que está por vir em muitas empresas.
A seguir, eu resumo os principais insights que tive lendo o email...

1. IA obrigatória no trabalho.
A IA deve ser usada como parceira de pensamento, pesquisadora, crítica, tutora ou programadora em dupla e estar integrada às avaliações de desempenho. Isso transforma a nossa produtividade e impulsiona a inovação. Usar a IA efetivamente é agora uma expectativa essencial para todos aqui na Shopify (Tobi Lütke, CEO da Shopify).
Lutke deixa claro: a IA não é mais uma opção. É uma necessidade.
Com isso, ele está desenhando uma espécie de "novo contrato de trabalho" entre a Shopify e seus funcionários.
O novo profissional não apenas pode usar IA: ele deve dominar essa habilidade, compartilhá-la e multiplicar seu impacto.
Ele acrescentou que isso se aplica a todos na empresa, incluindo ele próprio e outros executivos de alto escalão.
Com isso, os critérios de contratação e de promoção tendem a favorecer cada vez mais candidatos "fluentes" em IA.
Isso vai acontecer de imediato na Shopify.
Mas é algo que vai ocorrer em todas as empresas em pouco tempo.
Lembra do "Inglês Fluente"?
Estamos entrando na era do "Fluente em IA".
Como eu já tinha compartilhado há 2 anos, o verdadeiro risco da IA para as pessoas seria o GAP entre as pessoas que seriam "fluentes" em IA, com acesso a ferramentas e treinamentos pessoas que não tinham acesso a esses recursos.
O mais importante é que a Shopify e outras empresas que sigam esse caminho saibam que é preciso capacitar as pessoas para essa nova realidade.
Ou essa estratégia vai por água abaixo.

2. IA é o novo "sistema operacional" da empresa.
"Temos o privilégio de trabalhar com colegas incríveis, aqueles que entregam 10 vezes mais do que antes se acreditava possível. É uma das minhas coisas favoritas sobre esta empresa. E o mais incrível é que, pela primeira vez, vemos as ferramentas se tornarem 10 vezes mais poderosas também. Vi muitas dessas pessoas enfrentarem tarefas que antes seriam impensáveis, que nem sequer tentaríamos, com um uso brilhante da IA, conseguindo fazer 100 vezes mais." (Tobi Lutke)
De acordo com a McKinsey, a IA generativa atual e outras tecnologias têm o potencial de automatizar atividades de trabalho que absorvem de 60 a 70% do tempo dos funcionários atualmente.
As palavras "produtividade" e "eficiência" nunca foram tão faladas nas organizações. E a IA vai turbinar esse efeito nos próximos meses.
A grande diferença é que a Shopify não vê a IA apenas como mais uma ferramenta de produtividade.
Ela a vê como um novo sistema operacional para a empresa, um sistema que define não apenas como o software é escrito, mas também como as decisões são tomadas, os recursos são alocados e o valor é criado.
Ter a IA não apenas como fonte de consulta, mas também fazendo o trabalho é uma mudança extraordinária do novo papel da IA aqui na empresa. (Tobi Lutke)

Como já havia compartilhado em outro post, tudo isso é uma transformação cultural e estrutural, não apenas de tecnologia.
Tudo será pensando com IA.
Da prototipagem às avaliações de desempenho, a IA será incorporada à cultura da Shopify.
Tobi quer que todos (incluindo os executivos) adotem a IA no dia a dia e compartilhem seus insights com as equipes.
Todos significam todos. Isso se aplica a todos nós — incluindo eu e o Time Executivo (Tobi Lutke).
Basicamente, o que a Shopify está dizendo para seus funcionários é o seguinte: "Estamos mudando a nossa forma de operar e precisamos que você mude com a gente".

3. "Antes de contratar, pense em IA"
Lutke traz uma mensagem direta para os gestores em seu email:
Antes de contratar mais funcionários, as equipes devem demonstrar por que não podem alcançar seus objetivos usando a IA. (Peter Lutke)
A substituição de empregos pela IA sempre foi um receio das pessoas. Apesar das promessas de complementariedade da IA, o fato é que a IA já está substituindo diversos trabalhos.
A fala do Peter Lutke é um exemplo disso acontecendo em tempo real.
Ou seja: é algo sutil, mas bastante impactante: "Antes de contratar um humano, veja se a IA não pode fazer esse trabalho".
Forte, não?
Isso obviamente gera uma pressão gigante na cabeça de todo mundo que tem um emprego - ou que esteja buscando um emprego.
A verdade é que isso mostra que as regras do jogo estão mudando.
O que era valorizado no passado não é necessariamente o que será valorizado no futuro.
Essa mudança é um chamado para refletirmos sobre o nosso próprio trabalho e o valor que precisamos passar a gerar daqui para frente.
Se você hoje é funcionário de uma empresa, prepare-se para essa nova realidade.
Acelerar seu desenvolvimento nessa área não é mais uma opção.
É uma obrigação.

Impactos para o RH
A abordagem da Shopify pode representar um verdadeiro divisor de águas para a atuação do RH em uma organização que venha a fazer uma mudança como a realizada na Shopify.
Veja alguns exemplos:
Recrutamento e Seleção
A IA se torna uma competência central. A exigência não é mais “conhecer IA”, mas “usar IA com fluidez para potencializar os resultados”. Redesenhar perfis e job descriptions incluindo habilidades de uso da IA como diferencial — e, em breve, como critério base.
Além disso, como compartilhei no nosso Relatório "Megatendências 2025", a área de Recrutamento é uma das que mais se beneficiará no curto prazo dos Agentes de IA (que chamei no Relatório de "Recrutadores_GPT").

Treinamento e Desenvolvimento
A gente viu que o aprender a usar IA não é mais opcional — será, em breve, um requisito em todas as empresas. O RH precisará desenvolver estratégias para acelerar as competências em IA (incluindo aí o próprio RH).
Gestão de Talentos e Sucessão
A fluência em IA se tornará critério-chave para identificar talentos e líderes em potencial. Avaliar não só performance atual, mas a velocidade de aprendizado e resultados com IA será, em breve, um dos fatores críticos de High Potentials.
Gestão de Performance
O que significa um profissional de alta performance nesse novo contexto? Provavelmente, a sua performance estará também associada ao quanto de resultado se consegue por conta do uso da IA.
Remuneração
Entrega com uso estratégico de IA poderão gerar recompensas diferenciadas por impacto e produtividade.
Carreira
A IA muda a lógica da progressão hierárquica: a capacidade de se reinventar e gerar resultados pode passa a valer tanto (ou até mais) que as tradicionais promoções mais verticalizadas com cargos pomposos.
Cultura
Profissionais que dominam IA não apenas se destacam — eles se tornam essenciais. E as organizações que criarem ambientes que favorecem essa fluência sairão na frente na atração, retenção e desenvolvimento dos melhores talentos.
***
A mensagem de Tobi Lütke não é apenas sobre tecnologia.
É principalmente sobre o futuro do trabalho nas organizações.
O futuro que ele descreve já começou, e exige que empresas e profissionais encarem a IA com a visão de fazer as coisas de forma diferente.
Para o RH e para lideranças, o desafio está em construir ambientes que impulsionem essa transformação com o menor nível possível de disrupção interna.
E isso vale para todo tipo e tamanho de empresa. Inclusive a sua.
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