Uma das lições mais importantes sobre cultura que tive trabalhando com empresas nesses últimos 20 anos foi a seguinte:
Independente se a sua organização está tentando criar uma nova estratégia, adquirir uma empresa ou mudar a sua empresa de alguma forma, a cultura será determinante para o sucesso de qualquer iniciativa de transformação.
Mas o que é exatamente a Cultura de uma empresa?
Em inúmeras pesquisas e grupos focais que já realizei para entender a cultura de uma organização, um dos diálogos mais comuns que surgem nessas conversas é o seguinte:
- Por que você realiza o seu trabalho dessa forma? - pergunto para o participante de um grupo focal.
- Eu não sei. É simplesmente o jeito que as pessoas fazem aqui na empresa. - responde o participante.
Cultura começa com alguma prática que, em algum momento, se torna bem-sucedida e que gera bons resultados. Com isso, essa prática passa a ser repetida. E, ao longo do tempo, torna-se um padrão de comportamento de um grupo.
Cultura não é a lista de valores que está no site da sua empresa.
Cultura não é o que é falado nas apresentações para toda a empresa.
Cultura é o que é, de fato, praticado na sua empresa.
E esse padrão de comportamentos e de atitudes pode impulsionar a sua estratégia em um determinado momento. Entretanto, pode também se tornar uma enorme barreira para processos de transformação...
Afinal, aqueles comportamentos e atitudes estão tão enraizados no dia a dia, que pode se tornar bastante difícil mudarem (sobretudo para os executivos e líderes).
E é aí que mora o grande problema: todo processo de transformação ou evolução da cultura depende diretamente dos comportamentos e atitudes dos líderes da empresa. Se os líderes não mudam, a organização não muda.
O RH pode contribuir e apoiar iniciativas de transformação cultural.
Mas cultura não é um tema só de RH.
Cultura é um tema de negócios.
Se a liderança não se tornar exemplo desses comportamentos e atitudes, todo investimento de energia, tempo e dinheiro irá por água abaixo.
A visão de futuro de uma empresa só vai se tornar realidade se líderes e equipes passarem a atuar de uma forma que impulsione essa estratégia.
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