Em um futuro próximo, as empresas vão travar uma batalha por esses profissionais....
Uma consequência importante que o uso das novas ferramentas de IA pode gerar nos próximos anos é as pessoas ficarem "viciadas" em ter respostas e resultados rápidos sem precisarem pensar muito.
Isso é um movimento que já vinha acontecendo por conta das redes sociais (conteúdos de curtíssima duração) e whatsapp (áudios em velocidade 2x)...
Tudo isso vai ser multiplicado por 10 com as novas ferramentas de IA.
E é algo que vai gerar um movimento importante no mercado de trabalho nessa década.
Em um futuro próximo, as empresas vão travar uma batalha por profissionais que vão além de conseguirem trabalhar com as novas ferramentas de IA.
Elas vão precisar de profissionais que conseguirem desenvolver a sua capacidade de pensar criticamente (questionar e refletir) e que consigam colocar seus 'human skills' em ação tais como colaboração, comunicação, etc.
O uso excessivo das novas ferramentas de IA que já estão surgindo pode levar à falta de pensamento crítico, à falta de criatividade e reduzir a capacidade de resolução de problemas entre os funcionários.
No médio prazo, isso pode tornar as empresas mais vulneráveis e, mesmo utilizando ferramentas de IA, podem ser tornar menos inovadoras.
E como você pode desenvolver essa capacidade? Crie estímulos para o seu cérebro a sair do piloto automático. Algumas dicas:
1. Reduza o tempo de redes sociais e leia mais (de preferência livros e artigos que poucas pessoas estão lendo).
2. Assista a vídeos de maior duração para sair do modelo 'Tiktok/Reels' de consumo de conteúdo.
3. Converse mais com pessoas presencialmente - de preferência pessoas que tragam ideias novas e visões diferentes.
4. Participe de eventos e grupos de networking. Desenvolva seu 'Human Skills'.
5. Participe de grupos e projetos no trabalho que demandem soluções de desafios complexos, que demandem pensamento coletivo, colaborativo e de diferentes visões de mundo.
Um grande abraço e até a próxima!
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Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 3 livros:
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