* Este texto faz parte do Relatório "Megatendências 2023" produzido pela FUTURO S/A.
Quando se fala em carreira, muito gente pensa em plano de carreira em um emprego tradicional ou em promoções que vão proporcionar um crescimento hierárquico e vertical em uma empresa. Entretanto, as possibilidades de carreira hoje vão muito além desse modelo mais tradicional.
Com as Redes Sociais, Youtube, Marketplaces, Plataformas (e agora até com a I.A.), as possibilidades de carreiras se ampliaram de uma forma nunca antes vista.
Estamos vivendo uma nova forma de ver a carreira que não é apenas vertical ou horizontal dentro de uma empresa. Essa visão vai além e ultrapassa inclusive as fronteiras das organizações. A pessoas começam a ter uma visão 360o de possibilidades e oportunidades que existem dentro e fora das organizações em que atuam.
É o que estamos chamando aqui de Carreira em 360o.
Você pode, por exemplo, ter uma carreira de sucesso em uma multinacional e ter um perfil de sucesso no Tiktok ou no Instagram. Pode criar uma Newsletter em uma plataforma com assinantes que vão pagar uma mensalidade para ler suas ideias.
Você pode se tornar um mentor global em uma plataforma de mentores. Pode criar e vender seu ebook na Amazon. Pode criar um curso e vendê-lo para milhares de pessoas.
Pode empreender, criar uma empresa e fundar uma startup. Pode ser investidor anjo de diversas empresas. Pode atuar em Conselhos de Empresas.
Toda essa gama de opções está proporcionando muitas oportunidades. Mas também está gerando desafios para as pessoas e para as empresas.
Muitas pessoas não fazem a menor ideia de como navegar nesse novo mundo do trabalho. Afinal, dependendo do formato que uma pessoa venha a escolher, ela precisará ter alta performance atuando simultaneamente em diferentes papéis.
Além disso, o excesso de flexibilidade, liberdade e de opções para muitas pessoas pode se tornar algo paralisante e assustador. Por mais que algumas pessoas reclamem de seus trabalhos hoje, muitas delas estão mais habituadas a seguir regras e planos definidos por seus chefes ou por seus empregadores - e não a definir seus próprios caminhos.
Aproveitar esses novos formatos também irá demandar mudanças na forma de trabalhar. Será necessário tornar-se um profissional autogerenciável, que saiba influenciar, se comunicar e vender muito bem as suas ideias (principalmente digitalmente).
Para as organizações, um dos grandes desafios será a competição ainda maior por talentos.
Afinal, as empresas hoje já não competem apenas com outras empresas pelos melhores profissionais do mercado. Elas já perceberam que também estão competindo com esses novos formatos de trabalho e de carreiras que estão surgindo.
Isso está fazendo com que as empresas já comecem hoje a buscar novas estratégias para conseguir atrair, engajar e manter os profissionais que precisam para terem sucesso nos próximos anos.
Não dá para adivinhar o futuro. Mas é importante compreender o cenário ao nosso redor para analisarmos como nós - pessoas e empresas - atuaremos nesse novo mundo.
* Este texto faz parte do Relatório "Megatendências 2023" produzido pela FUTURO S/A.
Acesse aqui ou clique na imagem abaixo para baixar gratuitamente o Relatório Completo (34 páginas) com as 5 tendências sobre o futuro do trabalho, dos negócios e das empresas.
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio. Além disso, possui Certificação Internacional em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 3 livros:
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