Sua empresa atrai qual perfil profissional?
- André Souza
- 17 de mar.
- 3 min de leitura

Você trabalharia em uma empresa altamente exigente, com uma cultura perfeccionista e de entrega de resultados extraordinários?
No vídeo baixo de apenas 20 segundos, o CEO da NVIDIA deixa claro como é trabalhar na empresa.
Alguns vão concordar com esse jeito de trabalhar. Outros vão discordar. Mas mostrar a realidade da cultura de uma empresa traz muitos benefícios - tanto para a empresa quanto para as pessoas.
Dá uma olhada:
PARA AS PESSOAS: você vai saber de cara se é o tipo de empresa que você gostaria de trabalhar ou não.
Se uma cultura como essa não é o seu perfil, você nem vai perder tempo aplicando para uma vaga nessa empresa.
PARA AS EMPRESAS: A empresa vai ATRAIR exatamente as pessoas que concordam e que se identificam com a sua filosofia de trabalho.
Ao mesmo tempo, a empresa REPELE de imediato quem não concorda com essa forma de trabalhar.
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A CULTURA DA SUA EMPRESA ATUA COMO UM IMÃ E COMO UM REPELENTE!
Ou seja: a cultura, quando é comunicada de forma autêntica e genuína, tem o poder de atuar como uma imã e como um repelente.
🧲 Um imã para atrair os talentos que se conectam com esse jeito de trabalhar.
❌ e um repelente de pessoas que não curtem essa cultura.
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Os problemas acontecem exatamente quando esse posicionamento sobre o que é realmente praticado na empresa (que é a sua cultura real) não é claro.
Toda empresa quer se posicionar como um "excelente lugar para trabalhar".
Mas é importante ter clareza de um ponto: uma empresa não será um ótimo lugar para trabalhar para QUALQUER profissional.
Um exemplo claro dessa forma clara de se posicionar é o da empresa Hulu, uma das pioneiras em streaming de vídeo dos EUA junto com a Netflix.
Antes de iniciar a operação do Hulu, Jason decidiu dedicar boa parte do seu tempo em definir claramente qual seria a cultura da empresa.
E uma das coisas era exatamente a CLAREZA do posicionamento da empresa.
Seu objetivo? Atrair os talentos alinhados à filosofia e modelo de gestão da empresa.
Nesse vídeo de apenas 1 minuto, Jason Kliar fala sobre como eles desenvolveram isso...
Vale o Play!
No final das contas, a lição é a seguinte:
não queira mostrar algo que a sua empresa não é.
Quando o assunto é cultura, o nome do jogo é #autenticidade.
Quanto mais autêntica for a empresa sobre a sua cultura, maiores as chances de se tornar um IMÃ de talentos que curtem a sua filosofia e jeito de trabalhar.
Sobre o autor
André Souza é fundador da FUTURO S/A, empresa que ajuda organizações a realizarem transformações em suas estratégias e ações de RH.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.

André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, é Master Trainer da "StrategyTools" na Noruega e possui Certificação em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A
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