Como tornar um produto completamente desconhecido em um sucesso? Em 1888, ninguém conhecia a Coca-Cola. Então, eles adotaram uma estratégia que transformou a história da empresa.
A Coca-Cola foi inventada em 1886 por John Pemberton, um farmacêutico de Atlanta, nos Estados Unidos.
Pemberton vendeu os direitos da fórmula e da marca para Asa Griggs Candler, um empresário, em 1888.
***
Asa foi o responsável uma hashtag#estratégia hashtag#inovadora na época para popularizar a Coca-Cola. Algo simples atualmente mas que, na época, era um passo ousado e sem precedentes:
✅ A distribuição de cupons gratuitos. Candler criou cupons que permitiam às pessoas experimentarem um copo de Coca-Cola gratuitamente.
O objetivo era fazer com que as pessoas experimentassem a bebida para criar um hábito de consumo. 💡
Os cupons alcançavam clientes em diferentes regiões, aumentando a visibilidade e o interesse pela bebida. Isso ajudou a construir uma base de consumidores leais que voltavam para comprar a Coca-Cola.
Estima-se que até 1913, Asa Candler tenha distribuído mais de 8 milhões de cupons de Coca-Cola. Essa abordagem agressiva de marketing foi inédita para a época e ajudou a consolidar a marca no mercado.
***
Em seu primeiro ano de existência, a companhia vendia 9 copos de Coca-Cola, em média, por dia.
Atualmente, a The Coca-Cola Company vende, em média, 1,9 BILHÕES de bebidas POR DIA em mais de 200 países.
💰 Em 2023, suas vendas superaram US$ 45 bilhões.
💰 O lucro líquido foi de mais de US$ 10 bilhões.
E todo esse crescimento em escala começou com Coca-Cola de graça...
SOBRE O AUTOR
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na cultura, na estratégia e no RH de grandes empresas.
Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.
André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA);
André é autor de 4 livros:
Comments