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Muito além das melhores práticas: como questionar o status quo pode transformar os seus projetos.




Dick Fosbury se tornou uma lenda do atletismo pois contrariou a forma com que as pessoas praticavam o salto em altura.


Por muitos anos, a técnica utilizada por todos os atletas no salto em altura era o chamado "salto tesoura" ou "método da sela" (por ser parecido com a forma com que os cavalos pulam obstáculos).


Na época, as pessoas achavam que a técnica não podia ser aprimorada.



Porém, o tal método nunca funcionou bem para o atleta amador Dick Fosbury. Ainda adolescente, ele praticava o salto em altura nos campeonatos da escola, mas seus resultados eram medíocres.


Ele resolveu, então, que faria algo diferente para melhorar seus resultados.

Ele resolveu fazer o OPOSTO do que era praticado por todos os atletas até então.


Em vez de pular com o rosto voltado para a barra, ele decidiu experimentar saltar de costas para a barra.


Quando ele começou a praticar esse novo jeito, as pessoas riam e os jornais locais ridicularizavam sua nova forma de saltar.


Ele persistiu e aprimorou a técnica ao longo dos anos. Tornou-se um atleta profissional.

Até que ele produziu uma verdadeira revolução no esporte quando o mundo inteiro viu ele ganhar a Medalha de Ouro nas Olímpiadas de 1968 no México utilizando a sua técnica.



Quando ele começou a praticar esse novo estilo de salto, as pessoas riam e os jornais locais ridicularizavam sua inovação. Ele persistiu e foi aprimorando a técnica ao longo dos anos.


Tornou-se um atleta profissional e continuou obtendo resultados. Até que ele produziu uma verdadeira revolução no esporte quando o mundo inteiro viu ele ganhar a Medalha de Ouro nas Olímpiadas de 1968 no México utilizando a sua técnica.


Quatro anos depois, nas Olimpíadas de Munique em 1972, 28 dos 40 competidores utilizaram-se da técnica de Fosbury. Nas Olimpíadas de 1980, 13 dos 16 finalistas olímpicos utilizaram esta técnica.


E o que isso tem a ver com estratégia e negócios? Tudo!


Quando criou o iPhone, a Apple fez o oposto do que a Nokia, Motorola e Blackberry faziam na época. Eliminou as teclas físicas e introduziu o 'touch screen'.


Jeff Bezos e a Amazon transformaram o ecommerce e a forma de vender livros. Na verdade, ele dizia que a Amazon não era uma livraria online. Era algo muito além disso: era uma empresa centrada no cliente.


Uma empresa tão centrada no cliente que qualquer pessoa poderia ver as opiniões de outros clientes sobre um produto (até mesmo as opiniões negativas).


A SpaceX fez o oposto do que a NASA fazia. Ao invés de perder bilhões com os foguetes que eram lançados ao espaço, a SpaceX resolveu criar uma tecnologia que permitia que os foguetes voltassem à base.


Por conta de um jeito de pensar oposto ao modelo estabelecido, os lançamentos de foguetes da SpaceX custam hoje uma fração dos custos da NASA. Só para ter uma ideia, o lançamento dos ônibus espaciais da NASA, que se aposentaram em 2011, custavam US$ 1,6 bilhão (Sim, mais de 1 bilhão de dólares!). Os lançamentos da SpaceX custam em torno de US$ 70 milhões.


Mas como desenvolver essa forma de pensar e atuar com a sua equipe, na sua empresa ou até mesmo para a sua carreira?


Quando pensamos em uma inovação, o pensamento mais imediato de qualquer pessoa é buscar as melhores práticas do mercado. Você pode fazer isso. Afinal, é interessante buscar referências do que o mercado está fazendo.


Mas não foque apenas nas respostas. Foque nas perguntas!

Por isso, passando essa etapa, busque se questionar.


Pergunte-se: Será que o que é praticado no mercado é o que seus clientes precisam? E se você fizesse o oposto do que o mercado está praticando?


"Quais soluções eu posso criar que são contraintuitivas e que podem funcionar melhor do que é praticado no mercado?"


Mesmo que você não chegue a uma resposta precisa, o exercício em si irá lhe ajudar a desenvolver duas habilidades super escassas nos dias de hoje: o pensamento crítico e o pensamento estratégico.


Questione. Faça perguntas.

Desafie o status quo. Crie o seu caminho.


 

Sobre o autor



André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria que ajuda a realizar transformações na cultura, na estratégia e no RH de grandes empresas.


Ao longo de sua carreira, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.


André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.


Além disso, possui certificação internacional como Master Trainer da StrategyTools na Noruega e em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).


André é autor de 4 livros:




 
 
 

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