Repensando o turnover de funcionários
- André Souza
- há 6 dias
- 2 min de leitura

Turnover de funcionários é um indicador clássico em RH.
Normalmente as pessoas relacionam um turnover alto a algo negativo.
E um turnover baixo a algo positivo.
Mas será essa a melhor forma de analisar o turnover?
Será que ter um turnover alto é algo sempre ruim? E ter um turnover baixo é sempre algo ótimo?
Vamos falar de turnover de um jeito diferente?
A verdade é que o número isolado não diz muita coisa.
Se a gente parar para refletir bem, o que importa mesmo é QUEM está saindo…
Se são os profissionais de BAIXA performance prolongada que estão indo embora, ter um turnover alto é uma ótima notícia. ✅
Mas se são os profissionais de alta performance e potencial que estão pegando o chapéu e saindo, aí vale ligar o alerta vermelho: algo precisa mudar, e rápido. Esse é o turnover que precisamos ficar atentos… ❌
Mas olhar só a taxa de turnover é como julgar um livro pela capa.
No final das contas, o que realmente vale é responder a uma pergunta simples:
“NOSSA EMPRESA AINDA É O LUGAR ONDE OS MELHORES QUEREM ESTAR?”
Esse sim é o termômetro que separa empresas de alta performance das demais.
E aí na sua empresa?
Como anda esse indicador?
Seu RH já faz esse tipo de análise?
Seu RH sabe qual é o turnover de profissionais de alta performance?
Sim
Não
Sobre o autor
André Souza é fundador e CEO da FUTURO S/A, consultoria especializada em transformar empresas em organizações de alta performance.
Nos últimos 20 anos, André atuou como Executivo de RH liderando equipes e projetos na América Latina, EUA e Europa em grandes organizações como Bayer, Monsanto, Coca-Cola Company, Newell Brands & Nokia.

André é formado em Administração pela UERJ e Mestre Acadêmico em Administração de Empresas pela PUC-Rio.
Além disso, é Master Trainer da "StrategyTools" na Noruega e possui Certificação em “Futures Thinking & Foresight” pelo Institute for the Future em Palo Alto, na Califórnia (EUA).
André é autor de 4 livros:
FUTURO S/A
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