Toda vez que um Diretor resolve um problema que deveria ser resolvido pelo seu gerente, ele gera uma série de problemas:
1. Esse Diretor (mesmo que não intencionalmente) não deixa o Gerente fazer o trabalho que ele foi contratado para fazer.
2. Daí o Gerente também vai passar a fazer o trabalho que o seu time deveria fazer.
3. Os times não aprendem como resolver os problemas. Eles não se desenvolvem.
4. Os melhores desafios não fazem parte do dia a dia das equipes. Ficam concentrados nas mãos dos líderes mais seniores.
5. Cria-se uma Cultura onde as pessoas começam a fazer trabalhos abaixo da sua capacidade.
6. O tédio e o desengajamento começam a contaminar o ambiente.
7. O próprio Diretor fica bloqueado em seu desenvolvimento. Seu time depende dele para ter as respostas. E ele mesmo não consegue crescer.
***
Veja o que um hábito teoricamente trivial pode produzir em um time...
**
Ser líder é ajudar as pessoas a assumirem seus próprios desafios, a se desenvolverem e a irem além.
Ser líder é prepará-los para realizar suas atividades com INDEPENDÊNCIA e AUTONOMIA.
Só assim será possível que você e seu time se desenvolvam para assumir novos papeis.
É CONTRA-INTUITIVO, MAS SUA MISSÃO COMO LÍDER É TORNAR-SE DESNECESSÁRIO PARA O SEU TIME.

Commentaires